Instalando Eclipse + CFEclipse

On 14 de fevereiro de 2012, in Desenvolvimento, IDE, by andersonstraube

Há um bom tempo que minha IDE padrão é o Eclipse e disso não abro mão!

O Eclipse é excelente, além de ser multiplataforma com ele é possível personalizar praticamente todo seu ambiente de desenvolvimento, cito por exemplo as teclas de atalho onde é possível personalizá-las conforme suas necessidades. Outro fator bem interessante é que com ele você pode desenvolver em diferentes linguagens de programação, utilizá-lo como cliente de banco de dados, criar diagramas UML, TDD, enfim… tudo isso é possível através dos diversos plugins existentes para ele.

Bem, no caso do ColdFusion não seria diferente, há um plugin muito interessante chamado de CFEclipse, pois bem, vamos ver na prática como instalá-lo:

Primeiro faça o download do Eclipse Classic aqui.

Uma vantagem do Eclipse é que não é necessário instalar ele no seu sistema tal como a maioria dos programas, basta baixar o arquivo, descompactá-lo e rodar o executável.

Na primeira vez que entrar no Eclipse aparecerá uma tela solicitando o workspace, que nada mais que a área de trabalho, ou seja, o local onde será armazenado as configurações/preferências dele. Algo interessante a ser ressaltado aqui é que as configurações dentro do workspace a grosso modo são “universais”, isto quer dizer que se eu criar minhas preferências (como teclas de atalhos personalizadas por exemplo) no Eclipse rodando dentro do Windows, depois entrar no Linux e setar para a mesma workspace ele funcionará as mesmas preferências e configurações que estão no Windows (fiz um teste somente com o Ubuntu, mas creio que funcionará também para qualquer distro).

Informe sua pasta onde será armazenado o workspace e marque a opção “Use this as the default and do not ask again” para que não seja exibida esta janela novamente.

1 – Tela inicial do Eclipse:

2 – Para instalar o CFEclipse (ou qualquer outro plugin), vá no menu “Help >>Install New Software >> Add“, depois insira as seguintes entradas:

Name: CFEclipse
Location: http://www.cfeclipse.org/update

* Se você usa algum proxy para conectar-se a internet será necessário configurá-lo, para tanto vá ao menu “Window >> Preferences:” => Selecione Network Connections e do lado direito informe as configurações de sua rede.

3 – Selecione a versão correspondente do CFEclipse e clique em Next, depois siga as instruções para instalação:

 

4 – Após a instalação é necessário reiniciar o Eclipse para que as alterações tenham efeito.

5 – Vamos abrir a perspectiva para o CFEclipse: no canto superior direito, há um ícone indicando para abrir a perspectiva (caso o CFEclipse não esteja na lista clique em “Other”):

 

12- Selecione o CFEclipse e Ok.

 

Pronto, sua IDE já está configurada para seus projetos em CFML.

Nos próximos posts falarei a respeito do TDD (o que é, instalação, plugins e exemplos em CFML).

Valeu, até a próxima.

 

One Response to Instalando Eclipse + CFEclipse

  1. […] Bem, a propaganda já foi feita… vamos ver na prática como ela funciona: Para utilizar este recurso é necessário ter instalado o plugin do CFEclipse, caso não saiba como instalar, veja aqui: Instalando Eclipse + CFEclipse. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *